Persuasao, de Jane Austen!

13
Esse livro é para quem gosta mesmo de clássicos, romances, homens perfeitos e cavalheiros, amores impossíveis... Se você não perde um bom romance, não pode deixar de ter Jane Austen na sua estante.


A história se passa na Inglaterra rural no início do século XIX (época em que Jane Austen viveu), e gira em torno da jovem Anne Elliot, uma jovem bem negligenciada por sua família, composta por seu pai e duas irmãs. A vaidade era o traço dominante de seu pai, Sir Walter, que, quando jovem, havia sido um homem muito bonito e, mesmo depois de tantos anos, ainda era considerado um homem muito vistoso. Para ele, a beleza da aparência física só perdia em importância para a sua posição social, a de baronete. E, como ele reunia em si essas duas dádivas, era objeto constante de seus mais sinceros respeito e devoção. Orgulhava-se também de sua filha mais velha, Elizabeth, que, aos 16 anos havia herdado tudo que havia sido possível herdar dos direitos e da autoridade de sua mãe (que já havia falecido). E, por ser muito bonita, e muito parecida com ele, sempre tivera muito influência junto a ele, e os dois se entendiam às mil maravilhas. Já suas outras duas filhas, tinham um valor muito menor. Mary havia adquirido uma pequena importância artificial ao desposar Charles Musgrove, mas Anne, cujo caráter elegante e trato gentil teriam lhe garantido um lugar de destaque em qualquer grupo dotado de real discernimento, não era ninguém nem aos olhos do pai, nem aos das irmãs. Sua palavra de nada valia, seu papel era sempre ceder - Ela era apenas Anne.


Porém, Anne era a afilhada favorita de Lady Russel, que a considerava altamente querida e muito prezada, favorita e amiga. E, foi Lady Russel quem persuadiu Anne a romper seu relacionamento com Frederick Wentworth devido às conveniências sociais. Como filha de um baronete, Anne devia encontrar um marido mais adequado a sua posição, ou que tivesse posses.

Anne confia no tempo para esquecer-se de Frederick e seguir em frente. Mas, oito anos após o término de seu relacionamento, sua família entra em alguns problemas financeiros e crises e, são obrigados a alugar a casa em que vivem e mudar-se para o setor urbano de Bath. A moradia é alugada pelo cunhado de Frederick que, com as guerras napoleônicas, ficou com uma ótima situação financeira, conseguindo tornar-se capitão da marinha e conquistou tudo o que desejava por méritos, tornando-se também, um partido muito cobiçado entre as moças. Enquanto Anne, era apenas a filha de um baronete falido.


Anne é obrigada a conviver frequentemente com Frederick, e percebe que ele já seguiu em frente com sua vida, cortejando as moças, principalmente, sua vizinha, Louisa Musgrove, enquanto ela nunca conseguiu de fato esquecê-lo. Agora, esse amor ameaça ressurgir, abalando a ordem estabelecida e a paz familiar. Será que a persuasão ocorrida no passado por sua família pôs a felicidade de Anne a se perder completamente, ou ainda há uma chance para ela?


Eu gosto muitos dos romances de Jane Austen, pois, além de os romances de seus personagens serem bem atemporais (não importa se o livro tenha sido publicado no século XIX, os sentimentos e vários acontecimentos são comuns em nós até os dias de hoje! Desentendimentos, arrependimentos, influência por parte dos outros, o amor em si...), Jane mostra também detalhadamente como era a sociedade da época e as diversas transformações que estavam acontecendo no mundo em que vivia, fazendo também muitas críticas nas entre linhas. Seus textos são considerados até mesmo fonte de estudos sobre a sociedade da época.

Persuasão foi o último romance de Jane Austen, publicado poucos meses após sua morte, em 1817.

Beeijos.

13 comentários:

  1. nossa, adorei sua sinópse e fiquei muito curiosa pra ler a história completa (o livro) *-*
    Anne se parece com alguém que conheço rsr...
    beijux e uma ótima semana pra você :*
    danyoliverpink.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca li nada dela! Mas morro de vintade!! Muito afim de ler!
    http://www.momentosassim.com/

    ResponderExcluir
  3. EU AMO A JANE AUSTEN ahuha sério ela é perfeita, orgulho é preconceito é o meu favorito! adorei a resenha flor
    xoxo

    http://imaginebelleblog.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/blogimaginebelle

    ResponderExcluir
  4. Doida pra ler flor.Adorei a sinopse.
    Bjoo


    Jél

    mydiarybyjessi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Fernanda
    Adorei sua dica de livro,esse ainda eu não conehcia quero procurar pra ver se cho por aqui.

    bjos e boa semana

    http://framboesabrazil.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Nossa! Nunca li esse livro. Mas ele parece ser bom! Beijos meu anjo fique com DEUS♥
    FÉRIAS EM PARIS

    ResponderExcluir
  7. Adoro ler livros de autores que viveram é um época diferente da nossa, com outro tipo de olhar. Curti muito a resenha! Ótima Semana, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Nossa eu adoro livros de romance tenho um aqui na minha casa que já li umas 5 ou 6 vezes e não em canso de ler, de chorar, de amar como a mocinha ama o cavalheiro kkk, entrei na melodia? kk

    Adorei o post ^^ o livro deve ser ótimo ;)

    http://dariiingandjoy.blogspot.com.br/

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entrou sim, só faltou me dizer qual é o nome dele para eu ficar assim também! hahaha :D
      Beeijos

      Excluir
  9. oiii adorei o seu blog ele muito lindo parabéns,agora sou seguidora, depois visita o meu novo blog, abraços..
    http://diariodecoralinejones.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Fe, visitando seu blog, nossa a postagem está ótima, amei os detalhes nas fotos, mostrando o livro... Mais acredita que não consigo terminar de lê um livro todo, que feio né
    Isso eu preciso aprender rsrs

    Curti nossa Fan Page, por favor e segue o bloguinho também ^^
    Beijos da ká

    https://www.facebook.com/pages/Rosa-ou-Lil%C3%A1s-qual-voc%C3%AA-gosta-mais/335323119923909

    http://rosaoulilasqualvocegostamais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Bem bacana, parece envolvente a história.
    Bjos!
    http://amonailart.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Parece ser muito bom... Adorei *-*

    http://leyahff.blogspot.com.br/

    Bjiinhuss Cariinhososs

    ResponderExcluir